segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Futurists Envision

Pegue sua bola de cristal....

What will the newspaper look like in 2020?
The World Association of Newspapers asked 22 futurists, academics, industry insiders, internetpioneers and other media experts to envision the newspaper of the future, and their responses say much about the present state of the newspaperbusiness.
Some say newspapers will resemble glossy magazines.
Some say they will beindividually tailored to readers.
Some envision networks of news generatorsand digital news hubs.
All these future scenarios share one thing in common -- they're all based oncurrent trends in the industry as newspapers evolve and grow as multimediabusinesses.

who knows??

acervo na internet

Manter o acervo na internet tem muitas vantagens, como não ocupar espaço físico, qualquer pessoa em qualquer lugar pode acessar e, nesse caso, qualquer assinante (pagante) pode pesquisar edições passadas. Mais um diferencial para essa revista na hora do marketing (hehe).

A revista The Economist vai disponibilizar mais de 160 anos de conteúdo - colocará na web o The Economist Historical Archive 1843-2003. São mais de 600,000 páginas com reportagens e análises. O conteudo do acervo entra no ar em dezembro e será fechado para assinantes. Notícia do Media Guardian (bluebus).

terça-feira, 16 de outubro de 2007

lançamento de um novo site

Cada vez mais as empresas percebem que é vital investir nas novas mídias, principalmente na internet. Essa notícia o grupo está focando na interatividade / web 2.0.
Em muitos sites é possível inserir comentários, mas pouca pessoas escrevem. Mas o que eu acho mais importante é ter disponível esse canal de comunicação entre leitor x redação (jornal) e utilizá-lo quando for adequado para cada usuário.

Está previsto para o fim deste mês o lançamento de um novo site desenvolvido pelo Grupo Estado. Chamado de Projeto Limão, o portal terá foco na interatividade com os jovens e será estruturado conforme a cartilha da web 2.0. A intenção é dar destaque ao conteúdo colaborativo gerado pelos internautas e privilegiar o conceito de comunidades. André Monte-Raso, diretor de estratégias digitais do grupo, não esconde a ambição de que o site se torne uma espécie de 'Orkut com relevância', em um formato mais brasileiro. Serão firmadas também parcerias com outros provedores de conteúdo de interesse dessa faixa de público, como o site de games Miniclip.
link: http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Grupo_Estado_prepara_portal_para_jovens

domingo, 14 de outubro de 2007

7% dos brasileiros já usam a internet como fonte primaria de informaçao

Com o acesso facilitado aos computadores (pagamento facilitado na compra nas lojas de depantamentos) e a internet (lan houses com a hora com preço justos, postos de acesso gratuito, escolas com computadores, banda larga mais barata) tudo isso resulta em pessoas com mais acesso a informação e ao universo da internet.

A internet já se tornou a fonte primária de informação para 7% dos brasileiros, segundo pesquisa recém-divulgada pelo Pew Research Center, aqui de Washington.Já ultrapassou o rádio (4%), as revistas (1%) e não está distante dos jornais impressos (12%).Segundo a pesquisa, a televisão é a fonte primária de informação para 76% dos brasileiros.
O Brasil, com 7%, empata com o Japão, a Polônia e os territórios palestinos.

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=OndeTrabalho&edicao=1369

MSNBC entra na era do jornalismo participativo

Mais e mais pessoas estão acessando os jornais na internet, mas esse leitor é um leitor ativo e quer participar, enviando notícias, fotos e opiniões. Essa aquisição é mais uma confirmação dessa tendência do mercado. Não se fala em valores, mas pode apostar que não foram baixos.

O portal de notícias Msnbc.com, joint venture entre a Microsoft Corp. e a rede de televisão aberta NBC, entrou na era do jornalismo-cidadão e da mídia social de notícias ao comprar uma pequena e inovadora empresa da área, Newsvine.com, especializada no chamado "jornalismo participativo". Segundo notícia publicada no próprio Msnbc.com, esta sua primeira aquisição em 11 anos de existência "leva a empresa a uma nova direção".
O diferencial do Newsvine são as múltiplas fontes e o tratamento dado às notícias: além de acordos de conteúdo com a The Associated Press e ESPN, o site publica notícias de quaisquer fontes postadas pelos usuários, que também podem escrever suas próprias matérias (e são pagos por isso); os posts são debatidos e ranqueados pela própria comunidade.

leia matéria na integra:
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?MSNBC_entra_na_era_do_jornalismo_participativo

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Adiós al escritorio

Relacionamos cada vez mais com interfaces digitais, por exemplo caixa eletrônico, calculadoras, telefone celular, câmeras digitais etc, e muitas vezes não nos damos conta. O computador, a televisão digital e os novos suportes vão se tornar cada vez mais (se já não são) normal e indispensáveis para a vida moderna. Segue trechos dessa reportagem que fala justamente sobre esse assunto.

La interfaces digitales se están reorientando hacia las interacciones analógicas. Lo intuitivo está dando paso a lo natural. Las metáforas que proponen las interfaces de usuario han cambiado más profundamente en el último que año que en la última década. ¿Hacia dónde vamos?
Del escritorio al videojuego. La cultura gamer, con sus interacciones y entornos, es tan relevante hoy como el diseño tecnológico de las oficinas en los años ´80.
La metáfora del escritorio en los sistemas operativos comienza a atravesar una de las crisis más profundas. El mundo para la que fue creada ya no existe: usamos computadoras independientemente de estar o no en una oficina. La representación del ambiente ejecutivo y laboral es funcional sólo a un perfil de usuarios de computadoras.
Todas esas (nuevas) plataformas tienen un denominador común: abren el camino de la representación a la simulación, de la linealidad a la inmersión y de la intuición a lo natural.

leia reportagem na íntegra
http://www.lanacion.com.ar/informaciongeneral/nota.asp?nota_id=947663&pid=3315572&toi=5283