sábado, 15 de setembro de 2007

"O jornal não está morto"

Muitas pessoas falam de um futuro catastrófico para o jornal e seu fim é certo. Mas existem outras (vide trecho abaixo) que afirma que o jornal ainda está vivo.

"O jornal não está morto", afirma consultor em seminário - frase de Eduardo Danilo, da consultoria mexicana Danilo Black.
Na abertura do Seminário de Marketing de Jornais, promovido pela Associação Internacional de Marketing de Jornais (INMA, na sigla em inglês), Eduardo Danilo, da consultoria mexicana Danilo Black, explorou o tema 'Futuro à vista: Tendências transformando-se em realidades para a indústria de jornais'."O jornal não está morto. Está evoluindo para manter a experiência de ler um periódico em uma nova plataforma", apontou o consultor. Segundo ele, existem elementos chaves que os jornais precisam assegurar para se preparar para o futuro. São eles a segmentação editorial e comercial, a eficiência administrativa e a adaptação aos novos meios. A proposta do evento é apresentar informações sobre a evolução do meio, idéias sobre circulação, publicidade e concorrência por meio de palestrantes nacionais e internacionais. ( http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?_O_jornal_nao_esta_morto___afirma_consultor_em_seminario )

Não tenho bola de cristal para adivinhar o futuro, mas as tiragens do jornal estão caindo a cada dia; a publicidade está lá, mas até quando? ela vai migrar para a internet?; os leitores estão comprando o jornal? estão assinando-o? Eles estão lendo na internet.
Na minha opinião, o futuro do jornal é incerto, mas não vai acabar tão rápido, pois as agências de notícias e as redações são responsáveis por alimentar os jornais on-lines.

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